Cometa Ikeya-Seki

Crédito: Roger Lynds/NOAO/AURA/NSF.
 Esta fotografia, obtida pelo astrónomo Roger Lynds na manhã de 29 de Outubro de 1965 no Observatório de Kitt Peak (Arizona, EUA), mostra o cometa Ikeya-Seki próximo do horizonte, com uma espectacular cauda de poeira. Nota-se claramente que a cauda de poeira se apresenta encurvada na sua extremidade, delineando a trajectória no espaço do cometa. Este cometa passou a escassos 450 000 km do Sol (pouco mais do que a distância Terra-Lua!), uma distância à qual a maioria dos cometas conhecidos não poderia sobreviver, dada a intensidade da radiação solar. 

Após ter passado no periélio, o cometa era tão brilhante que podia ser visto em plena luz do dia, com o Sol tapado por uma árvore ou uma casa. De acordo com o relato da edição de Dezembro de 1965 da conhecida revista Sky & Telescope, houve, no Japão, quem tivesse observado o cometa Ikeya-Seki a apenas meio grau do Sol, tendo sido descrito como 10 vezes mais brilhante do que a Lua cheia! Este cometa, que ficou conhecido como o Grande Cometa de 1965, possui um núcleo com um diâmetro de cerca de 1 km.
Fonte:portaldoastronomo.org

Comentários

  1. Quem tem a oportunidade de poder presenciar a passagem de um cometa tem muita sorte,pois nem todos tem os equipamentos necessarios ou até mesmo dependendo do cometa da pra ser notado ha olho nu,para esta raridade que a natureza nos propoem.
    E que na minha opinião ver a passagem de um cometa é mais do que sorte é uma experiencia unica na vida de quem gosta de tudo que é existente no universo...

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem concordo com vc Daianinha, numca presenciei e pra mim vai ser uma experiencia unica.

    ResponderExcluir
  3. Gente!!!!
    Cheguei meio atrazado??
    Certa madrugada na minha infância, saímos de casa muito cedo de Presidente Getúlio - SC, para fazer uma visita a uma tia em Rio do Sul - SC, e eis com que me deparei!!! Um lindo cometa!!! Bem luminoso e se apresentava à 45º do horizonte em direção leste.
    Nem tinha noção da daquela observação astronômica, na minha ingenuidade aquilo era coisa rotineira(Tinha 13 anos). Nunca mais comentei com ninguém, mas agora vejo aque fui um felizardo.
    Eu vi o IKEYA-SEKI!!!! LUIZ CEOLA lceola@matrix.com.br 15/03/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não tive a oportunidade de ver um comenta, mas ainda chego lá!

      Excluir
  4. Na madrugada de meu niver de 11 anos, em 1o. de nov. de 1965, em Nova Esperança-PR, meu pai me chamou para ver esta maravilha, no dia seguinte lá estava ele de novo mais longe! Eu que era fã de astronautas e tudo relativo ao espaço, soube que era um grande presente que recebia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha mãe também viu, ela sempre me fala sobre ele

      Excluir
  5. Eu vi. Durante toda a viagem de Belo Horizonte até Governador Valadares. Incrível, tinha somente 2 anos de idade e ainda me lembro.

    ResponderExcluir
  6. Era espantoso. Talvez pela proximidade do Natal fazia-me associá-lo à figura da estrela de Belém. Muito boa lembrança da tenra infância. Hoje sou astrônomo amador.

    ResponderExcluir
  7. Eu morava em Aquiadauana (Mato Grosso do Sul) e presenciei essa maravilha do universo. Eu tinha quase 10 anos na época. Ficava 45 graus a leste.
    Eraldo Cavalheiro

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha 8 anos e lembro quando meu pai comentou que estava aparecendo uma estrela com um rabo enorme. Ele chamava de "estrela da bandeira" que aparecia de madrugada. Levantamos de madrugada quase clareando o dia para ver esta estrela. Tive o prazer de assistir a passagem deste cometa em 1965, no sertão do Ceara. Em 1973 vi o Kohoutek e em 1986 vi o Halley. Quem sabe ainda veja outro(s)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi no Ceará. Eu tinha 6 anos. Por muito tempo pensei que fosse fantasia de criança. Minha mãe também viu.

      Excluir
  9. Eu tinha 6 pra 7 anos,estávamos enfrente a nossa casa em Apiaí-S.P a noite,quando vimos aquela bola de fogo, com um rabo enorme luminoso, ficamos assustados pois na época ñ sabiamos o que seria!mas foi lindo, além do susto, até hj me recordo desse momento da passagem desse comete ikeya-seki! Vivi pra vet

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro desse cometa quando eu tinha 7 anos, Nos morávamos em interior de São Paulo na cidade de Irapuru, foi no tempo em que tinha nascido a minha 5ª irmã, estava dormindo e uma amiga da família me acordou para ver algo no céu, vi uma linda estrela brilhante com rabo nunca esqueci até hoje.

    ResponderExcluir
  11. Minha irmã mais nova, de 6 anos, e eu vimos à noite um clarão iluminando pela janela do quarto, a abrimos e deparamos com aquela maravilha. Uma bola e sua cauda enorme, brilhantes, justamente sobre a torre da Igreja Santo Antonio, bairro Partenon, Porto Alegre (RS). Inesquecível. Ana e Gladis Izé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você achou interessante essa postagem deixe seu comentario!

Postagens mais visitadas deste blog

Cavalo-marinho cósmico

Mu Cephei

Eta Carinae

Fobos sobre Marte

Nebulosa Crew-7

Agitando o cosmos

Isolamento galáctico

Júpiter ao luar

Galáxia Messier 101

A Lagoa Profunda