Caroline Herschel

Caroline Lucretia Herschel (Hannover, 16 de março de 1750 — Hannover, 9 de janeiro de 1848) foi uma astrônoma inglesa. Nasceu em uma família de músicos alemães. Em 1772 ela se mudou para a Inglaterra para ficar com seu irmão, o astrônomo William Herschel. Depois de aprender astronomia sozinha e matemática com a ajuda de seu irmão, ela se tornou sua assistente. Mais tarde, em 1787, Herschel foi nomeada assistente do Astrônomo da Corte, tendo sido a primeira mulher a ocupar esse cargo. Herschel tornou-se reconhecida em toda a Europa como uma grande astrônoma. Tanto em importante colaboração com seu irmão como sozinha, ela descobriu muitos cometas novos. Recebeu uma série de prêmios por seu trabalho, incluindo a Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society, em 1828. Ela era uma astrônoma autodidata. Seu sucesso ajudou a abrir o campo da astronomia para outras mulheres de sua época.

Carta de Caroline Herschel para sua irmã:

William está fora e eu estou vigiando o céu. Descobri oito novos cometas e três nebulosas nunca vistas pelo homem antes e estou preparando um Índice para as observações de Flamsteed, junto com um catálogo de 560 estrelas omitidas do Catálogo Britânico e mais uma lista de erratas desta publicação. William diz que eu tenho um jeito com números, que eu manipulo bem todas as reduções e cálculos necessários. Eu também faço o planejamento das observações de cada noite, ele diz que minha intuição me ajuda a virar o telescópio para conseguir descobrir um aglomerado de estrelas após o outro.  Eu o ajudei a polir os espelhos e lentes de nosso novo telescópio. É o maior que existe. Você consegue imaginar a emoção de apontá-lo para algum canto do céu para poder ver algo que nunca tenha sido visto antes da Terra? Eu, na verdade, gosto que ele esteja ocupado com a Royal Society e seu clube, porque quando eu termino meus outros afazeres posso passar a noite toda varrendo o céu.  Às vezes quando estou sozinha no escuro e o universo revela ainda mais um segredo eu digo o nome de minhas distantes, perdidas irmãs, esquecidas nos livros que registram nossa ciência -

Aganice of Thessaly,
Hypatia,
Hildegard,
Catherina Hevelius,

- como se as estrelas mesmo pudessem se lembrar delas. Você sabia que Hildegard propôs um universo heliocêntrico 300 anos antes de Copérnico? Que ela escreveu a lei de gravitação universal 500 anos antes de Newton? Mas quem daria ouvidos a ela? Ela era apenas uma freira, uma mulher. O que é a nossa época, se aquela época era negra? Quanto ao meu nome,também será esquecido, mas não sou acusada de ser uma feiticeira , como Aganice , e os cristãos não ameaçam me arrastar para a igreja para me assassinar, como fizeram com Hypatia de Alexandria, a eloqüente jovem que idealizou intrumentos para medir precisamente a posição e o movimento de corpos celestes. Não importa o quanto vivamos, a vida é curta, então eu trabalho. E por mais que o homem se torne importante, ele não é nada comparado às estrelas. Existem segredos, querida irmã, e nós devemos revelá-los. Seu nome, como o meu, é uma canção.
Caroline
Fontes: http://pt.wikipedia.org
http://teacherdeniseselmo.wordpress.com/2010/04/21/carta-de-caroline-herschel/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cavalo-marinho cósmico

Mu Cephei

Eta Carinae

Fobos sobre Marte

Nebulosa Crew-7

Agitando o cosmos

Isolamento galáctico

Júpiter ao luar

Galáxia Messier 101

A Lagoa Profunda